Cruzeiro participa de reunião pela internacionalização do futebol - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Cruzeiro participa de reunião pela internacionalização do futebol

Fernando Alves/CBF

Representado pelo gerente do Departamento de Negócios Internacionais (DNI) do Clube, Daniel Teixeira, o Cruzeiro marcou presença na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nessa segunda-feira, para um encontro que discutiu medidas para internacionalização do futebol nacional, incluindo a Seleção Brasileira e as competições organizadas pela CBF.

Durante a reunião, presidida pelo diretor de Assuntos Internacionais da CBF, Vicente Cândido, e pelo secretário-geral da entidade, Walter Feldman, representante dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro receberam um diagnóstico do futebol brasileiro no cenário internacional. Logo depois, foi manifestado por parte dos presentes o desejo pela elaboração de um plano, que estabeleça estratégias para a expansão da marca Brasil no exterior.

Gerente do DNI celeste, Daniel Teixeira teve participação ativa nesse processo, uma vez que o próprio Cruzeiro tem um trabalho reconhecido dentro e fora do país no que diz respeito à internacionalização da marca do Maior de Minas.

“O Cruzeiro já teve há tempos a visão de internacionalizar a sua marca, sendo pioneiro no Brasil nesta atividade, procurando tornar o Clube mais conhecido em todo o mundo. Já estamos colhendo alguns frutos, mas é um trabalho muito duro, feito a longo prazo. Estamos no caminho certo”, destacou Daniel Teixeira que, além do trabalho à frente do DNI, acumula uma larga experiência como jogador profissional na Europa.

“A reunião foi uma excelente iniciativa da CBF. O Campeonato Brasileiro é um produto valioso e precisa realmente de uma estratégia para ter uma maior visibilidade no mercado internacional. Falei para o diretor de Assuntos Internacionais, o deputado Vicente Cândido, que o Brasil seja talvez um dos poucos países que, se você tiver cinco chances de apontar o campeão do próximo campeonato, você talvez não acerte, ao contrário da maioria dos países da Europa. Vivi 16 anos na Europa atuando no futebol e posso falar que nosso produto é de muita qualidade. O futebol brasileiro merece uma maior visibilidade, merece mais espaços em todo o mundo”, completou.

Dentre os assuntos colocados em pauta, foram discutidas iniciativas que propiciem a transmissões do campeonato nacional e de jogos da Seleção por emissoras estrangeiras, como a ampliação das datas e horários dos jogos, para que estes atendam a outros continentes

Além disso, foram elaboradas medidas para o fortalecimento do futebol, bem como estratégias para o mapeamento de produtos nacionais (gastronomia, atletas, artistas membros e não membros de governo, seleções brasileiras e seus membros) no exterior.

Ao final da reunião foram definidas duas frentes de trabalho, visando a pesquisa de medidas para a conclusão dos objetivos propostos e o estudo de calendário, roteiro e logística, respectivamente. De acordo com a entidade novos encontros sobre o tema já foram agendados.