Médico confirma ruptura do ligamento do joelho de Fred e projeta 6 a 8 meses de recuperação - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

segunda-feira, 26 de março de 2018

Um dia após a grave lesão de Fred, o Cruzeiro se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Em entrevista coletiva na sede administrativa do clube, no Barro Preto, o médico da Raposa, Sérgio Campolina, confirmou a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito do atacante e revelou outra contusão, no ligamento lateral, mas ressaltou que "pelo mecanismo de contusão, foi a menos grave que (o jogador) poderia ter".

Sérgio Campolina também estipulou o prazo para a recuperação de Fred: de seis a oito meses. O médico declarou ainda que o atacante passará por cirurgia ainda nesta semana.

“O Fred teve um trauma no joelho atípico aonde ele fez movimento de rotação e stress, um movimento giratório, que não é o comum para um atleta de futebol. Geralmente, essas lesões acontecem com atleta com o pé no chão. Quando eu o examinei, percebi que havia algo de preocupante. Levei ele para o vestiário e o encaminhei para fazer exame de imagem, onde confirmou a minha suspeita de lesão do ligamento cruzado”, declarou o médico celeste.

“Além dessa lesão, ele teve outra na parte periférica, que a gente chama de não articular do joelho, um ligamento lateral. Comentei com ele que, pelo mecanismo de lesão, foi a lesão menos grave que ele poderia ter. Aquele movimento, a gente chama de movimento complexo, onde geralmente os ligamentos centrais se rompem: cruzado posterior, anterior, menisco, ligamento cruzado colateral. São lesões cirúrgicas, ele deve estar fazendo essa cirurgia ainda essa semana. A lesão, em si, tem um prazo de seis a oito meses de recuperação. Então, esse é o prazo que vamos trabalhar”, completou.

O médico do Cruzeiro explicou que o retorno de Fred aos gramados pode ser antecipado dependendo da resposta que o atleta dará ao tratamento pós-operatório. "O prazo biológico da cicatrização da lesão será definido pela recuperação e não pela cirurgia", disse.

Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, sofrida no dia 27 de fevereiro, na derrota para o Racing, pela Libertadores, Fred voltava ao time celeste neste domingo após quase um mês fora, mas sua participação durou apenas 26 minutos.

Ainda no primeiro tempo do jogo contra o Tupi, Fred chutou a perna do zagueiro Sidimar em uma disputa de bola dentro da área da equipe de Juiz de fora e deixou o campo sentindo muitas dores no joelho direito. O atacante não conseguia pisar no chão e, mais tarde, chegou a informação que o camisa 9 rompeu o ligamento cruzado do joelho.

Desde que voltou ao Cruzeiro, no início deste ano, Fred disputou nove partidas e marcou apenas um gol. Para a vaga do camisa 9, o técnico Mano Menezes tem à disposição o jovem Raniel, que vinha se destacando na ausência do centroavante, além de Sassá, Rafael Sobis e Rafael Marques.
  • VEJA O VÍDEO