River ajuda e Grêmio ‘só’ faz 4: Atlético é o 1º geral na fase de grupos da Libertadores - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

sexta-feira, 26 de maio de 2017

O Atlético se classificou para as oitavas de final da Copa Libertadores com a melhor campanha da fase de grupos. Nesta quinta-feira, o clube alvinegro ficou só ‘secando’ os adversários torcendo para que eles não conseguissem alcançá-lo. E deu certo. Agora, o Galo terá a vantagem de decidir todos os jogos em casa até a final.

O River Plate precisava apenas de um empate para ser o primeiro geral, mas foi surpreendido em casa pelo Independiente Medellin, da Colômbia, que já não tinha mais chances de classificação para as oitavas no Grupo 3. Em pleno estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, o time argentino desperdiçou uma cobrança de pênalti no início e foi derrotado por 2 a 1.

Já o Grêmio tinha que atropelar o Zamora, da Venezuela, por 7 a 0, mas não conseguiu fazer a diferença de gols para superar o saldo do Galo. Jogando em Porto Alegre, o time gaúcho até chegou a abrir 3 a 0 no intervalo de seis minutos, chegou a fazer o quarto no segundo tempo, mas perdeu muitas oportunidades para ampliar e ainda desperdiçou um pênalti parando nos 4 a 0.

Com todos os jogos da fase de grupos terminados, o Atlético repete a campanha de 2013, ano em que foi campeão, e fechou com o melhor desempenho entre os 16 clubes que avançam para as oitavas de final, com 13 pontos e 11 gols de saldo.

Agora, o Galo aguarda o adversário das oitavas em sorteio que será realizado pela Conmebol no dia 14 de junho. O rival da próxima fase sairá dos segundos colocados (Barcelona de Guayaquil-EQU, The Strongest-BOL, Emelec-EQU, Atlético-PR, Jorge Wilstermann-BOL, Godoy Cruz-ARG, Nacional-URU ou Guaraní-PAR).

Os duelos de ida das oitavas de final estão programados para acontecerem nos dias 4, 5 e 6 de julho, enquanto os confrontos da volta estão agendados para 8, 9 e 10 de agosto.

Confira os melhores da fase de grupos que avançam para as oitavas de final:

1° Atlético - 13 pontos (saldo 11 gols)
2° Lanús-ARG - 13 pontos (saldo 10)
3° Grêmio - 13 pontos (saldo 9)
4º River Plate-ARG - 13 pontos (saldo 5)
5° Palmeiras - 13 pontos (saldo 4)
6° Santos - 12 pontos
7° Godoy Cruz-ARG - 11 pontos (saldo 2)*
8° Guaraní-PAR - 11 pontos (saldo 2)
9° Emelec-EQU - 10 pontos (saldo 3)
10° Botafogo - 10 pontos (saldo 1)
11° Barcelona-EQU - 10 pontos (saldo 0)*
12° San Lorenzo-ARG - 10 pontos (saldo 0)
13° Atlético-PR - 10 pontos (saldo -1)
14° The Strongest-BOL - 9 pontos (saldo 4)
15° Jorge Wilstermann-BOL - 9 pontos (saldo 2)
16° Nacional-URU - 8 pontos (saldo 2)

* À frente por ter feito mais gols como visitante, próximo critério de desempate após o saldo de acordo com o regulamento.