PRIMEIRA PARTIDA OFICIAL NO BRASIL COM UTILIZAÇÃO DO ÁRBITRO DE VÍDEO SERÁ NA ARENA - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense será o primeiro clube brasileiro a participar de uma partida oficial no País que contará com a Assistência Arbitral por Vídeo (VAR), uma tecnologia que visa minimizar os erros de arbitragem nos jogos de futebol por meio da utilização da imagem televisiva. O sistema está sendo utilizado de forma experimental nos jogos das semifinais da Copa Libertadores e já estava disponível no jogo de ida, entre Barcelona e Grêmio, em Guayaquil. Na ocasião, jogadores e comissão técnica do Tricolor participaram de uma palestra explicativa com a participação de membros da Comissão de Arbitragem da Conmebol.

Na manhã desta terça-feira, véspera do jogo de volta pela semifinal da Copa Libertadores, o VAR foi apresentado à imprensa em uma entrevista coletiva no auditório da Arena. Participaram do encontro, Wilson Seneme, ex-árbitro da Fifa e presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol; Hector Baldassi, também ex-árbitro e membro da Comissão; e Nuno Pereira, Manager do Projeto da tecnologia VAR.

Assista abaixo.

Após a apresentação do funcionamento do sistema e dos questionamentos da imprensa presente, os participantes foram ao gramado da Arena para ver de perto a Área de Revisão (RRA) e o local onde foi montada a Sala de Operações de Vídeo (VOR), no estacionamento.