Valendo vaga na Libertadores Sub-20, Atlético e Cruzeiro iniciam decisão da Supercopa - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

sábado, 18 de novembro de 2017

Uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro vai entrar em campo neste fim de semana, no Independência. Atlético e Cruzeiro começam a decidir neste sábado, às 21h45, o título da Supercopa da categoria, torneio criado neste ano pela CBF para indicar o clube que representará o Brasil na Copa Libertadores Sub-20 no ano que vem.

A Itatiaia irá transmitir o superclássico da base a partir das 21h05. A narração será de Milton Naves, os comentários de Cadu Doné e as reportagens de Álvaro Damião e Thiago Reis.

Os rivais mineiros vão disputar a Supercopa Sub-20 após conquistarem o Campeonato Brasileiro (Cruzeiro) e a Copa do Brasil (Atlético) da categoria.

Conforme sorteio realizado na CBF, o Atlético é o mandante neste primeiro confronto. Por conta disso, a equipe alvinegra terá 90% da torcida no Horto neste sábado. No duelo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (23), às 19h, também no Independência, a situação se inverte e o Cruzeiro terá a maioria dos torcedores ao seu favor. Para esta partida, foram disponibilizados 17.100 ingressos.

“O maior clássico da história da base. Nos preparamos bem para fazer dois grandes jogos. Todos nós atletas sabemos da responsabilidade. É procurar vencer este primeiro jogo, contamos com a torcida do Atlético presente. Vamos mostrar o nosso futebol para ir em busca do título”, disse o zagueiro Nathan, do Atlético.

O técnico do Atlético, Ricardo Resende, terá apenas um problema para o jogo: o meia Marquinhos, com uma fratura na base do quinto metatarso do pé esquerdo. Por outro lado, o time alvinegro poderá ter o reforço do armador Marco Túlio.

Já o técnico Emerson Ávila, do Cruzeiro, não poderá contar com o zagueiro Léo Bolgado, o lateral-direito Gabriel Ribeiro, os volantes Zé Gabriel e Edu e com o atacante Victor Crispim. “Jogar contra o Atlético sempre tem aquele sabor especial, é uma partida boa para se jogar. Para nós jogadores é bom ter uma oportunidade em jogos grandes, é uma grande visibilidade. Agora valendo o título e classificação para a Libertadores, com certeza será uma motivação a mais. Será um dos maiores clássicos da base, senão o maior pelo título e pela vaga na Libertadores”, afirmou o meia Thonny Anderson, do Cruzeiro.

De acordo com o regulamento, o gol fora de casa não será adotado como critério de desempate. Desta forma, caso haja vitória e derrota pela mesma diferença de gols, ou dois empates, a disputa do título será definida nos pênaltis.

Em junho, o Atlético conquistou a Copa do Brasil Sub-20 ao vencer o Flamengo por 3 a 1, nos pênaltis, no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, após empate sem gols no tempo normal. A primeira partida, em Belo Horizonte, havia terminado em 1 a 1.

Já o Cruzeiro tornou-se campeão Brasileiro Sub-20 no mês passado também nos pênaltis. Após duplo empate em 1 a 1 com o Coritiba, a Raposa venceu por 7 a 6, nas penalidades, no Couto Pereira, em Curitiba (PR).

• CRUZEIRO X ATLÉTICO

Atlético: Cleiton (Fernando); Emanuel, Nathan, Ruan e César; Cícero, Renan, Daniel Penha e Marco Túlio; Welinton e Anderson Cordeiro. Técnico: Ricardo Resende

Cruzeiro: Gabriel Brazão (Vitor Eudes); Lucas Soares, Cacá, Gustavo Rissi e Victor Luiz; Márcio, Vander, Thonny Anderson e Nickson; Marcelo e Jonata. Técnico: Emerson Ávila

Motivo: primeiro jogo – final da Supercopa Sub-20