Em recuperação há quase dois meses, Sassá é liberado para preparação física - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Em recuperação há quase dois meses, Sassá é liberado para preparação física

O atacante Sassá deu mais um passo rumo ao retorno aos gramados. Nesta segunda-feira, o jogador foi liberado pelo departamento médico para iniciar a transição para a preparação física. O camisa 99 foi diagnosticado com uma lesão no joelho esquerdo no fim de junho e operado no dia 5 de julho.

O médico do clube, Sérgio Campolina, afirmou que a recuperação de Sassá ocorre dentro do prazo. Em sua análise, o profissional celeste acredita que a transição servirá mais para o atacante aprimorar a parte física e que o retorno aos treinos com elenco será abreviado.

“Sassá está completando sete semanas da cirurgia de uma lesão no joelho esquerdo. Felizmente ele conseguiu apresentar evolução em seus parâmetros físicos, fisioterápicos e clínicos. Esse período de transição dele não será tão extenso, porque a fisioterapia já deu uma acelerada nessa parte de adaptação ao campo. Vejo mais como uma necessidade de melhora no condicionamento, porque ele naturalmente está aquém dos demais pelo período parado. Creio que em um prazo curto ele estará com o grupo”, projetou o médico em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.

Inicialmente, o Cruzeiro estipulou três meses como prazo de recuperação de Sassá. Assim, a expectativa é que o atacante volte aos gramados no início de outubro. O jogador entrou em campo pela última vez no dia 13 de junho, no empate por 1 a 1 com o Paraná, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, ao entrar durante a partida na vaga de Raniel.

“Seguindo nosso modelo de retorno ao esporte, o Sassá cumpriu todas as etapas dentro da fisioterapia. Ele se encontra com bom equilíbrio e força musculares, não apresentando nenhum déficit, e está liberado para as atividades funcionais em campo. Ele fará um trabalho de aumento de volume de carga e intensidade com a preparação física. Depois de algumas semanas ele será reinserido gradativamente às atividades com os demais atletas do grupo. Sassá é um atleta muito aplicado e possui um benefício genético que contribui para sua recuperação”, observou o fisioterapeuta do Cruzeiro, Charles Costa.

De acordo com o preparador físico Eduardo Silva, agora Sassá passará por cargas de trabalho que serão aplicadas de forma gradativa dentro do processo de transição.

“Sassá retoma nesta segunda os trabalhos específicos de preparação física. Temos uma preocupação de readaptar a carga a ele, principalmente em relação ao joelho, porque isso é muito importante. A cartilagem reage a uma soma de carga, e é essencial termos a real noção de como ele suporta isso. A gente entende, que nas próximas semanas, levando em consideração que ele está há quase dois meses parado, ele já terá condições de competir bem e nos ajudar a trilhar os caminhos do sucesso”, ressaltou.

Foi a segunda lesão no joelho de Sassá no Cruzeiro. No fim do ano passado, o atacante precisou operar para corrigir uma lesão na cartilagem, mas no joelho direito, e ficou seis meses afastado dos gramados.

Considerando o joelho esquerdo, Sassá é a segunda cirurgia no local na carreira do jogador. Em 2015, quando atuava pelo Botafogo, o atacante havia sofrido uma entorse.