Caso Victor: Grêmio bloqueia contas do Atlético, que processa gaúchos por dívida de Werley - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

quarta-feira, 5 de abril de 2017

A briga judicial entre Atlético e Grêmio pela compra do goleiro Victor ganhou mais um capítulo. O clube gaúcho, que pleiteia o pagamento pela venda do jogador ao Galo, em junho de 2012, conseguiu bloquear algumas contas do Alvinegro. O time mineiro, por sua vez, contra-atacou e entrou com processo contra o Tricolor exigindo a quitação de uma suposta dívida pelos empréstimos do zagueiro Werley – envolvido à época na negociação – à Figueirense e Santos.
A decisão foi proferida pelo juiz Adilon Cláver de Resende, da Vara Cível de Belo Horizonte, no dia 24 de março. Por conta da ação movida pelo Atlético, a Justiça convocou o Grêmio para uma audiência no dia 4 de maio, às 16h30, na capital mineira.

Pela notícia que vem do Rio Grande do Sul, o Grêmio teria conseguido bloquear todas as contas do Atlético. No entanto, o diretor jurídico do clube alvinegro, Lásaro Cândido Cunha, informou que somente algumas foram bloqueadas.

Desde o ano passado, Atlético e Grêmio discutem na Justiça o real valor devido pela transferência de Victor. Na época, ficou acertado que o Galo pagaria 3 milhões de euros em dois pagamentos, além de ceder 50% dos direitos econômicos do zagueiro Werley, atualmente no Coritiba.

O Atlético depositou somente a primeira parcela e, desde então, não pagou a segunda, alegando que o Grêmio emprestou Werley ao Santos, em 2015, sem repassar parte do valor ao Galo. Já o clube gaúcho se defende dizendo que cedeu o atleta de graça e que, por isso, não tem o que pagar. A equipe mineira declara ainda que, por ter 50% dos direitos econômicos do defensor, teria que ser consultado pelo Tricolor antes da realização do empréstimo.

Em fevereiro deste ano, o juiz Mauro Caum Gonçalves, da 17ª Vara Cível de Porto Alegre, determinou que o Grêmio teria direito a receber pela venda de Victor. Desta forma, o São Paulo deveria depositar R$ 10.508.626,19 (valor corrigido por juros) pela compra de Lucas Pratto em uma conta a ser informada pelo Tricolor Gaúcho. No início daquele mês, o Atlético negociou 50% dos direitos econômicos do argentino por 6,2 milhões de euros (cerca de R$ 20,4 milhões).

Como o clube paulista já tinha depositado o valor na conta do Atlético, o Grêmio ficou na mão e recorreu à CBF. Na solicitação, os gaúchos pediram que o Galo fosse julgado por descumprir um artigo do Regulamento Nacional de Registros e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF). A entidade ainda não respondeu ao pedido. Caso seja aceito, o clube alvinegro será intimado a se pronunciar em até 10 dias a partir da notificação e, se for conspirado culpado, pode levar punição que vai desde uma advertência até a proibição de contratar novos jogadores por até dois anos.

O Tricolor Gaúcho argumenta que a dívida do Atlético por Victor causa um desequilíbrio técnico no Brasileirão, pois o clube alvinegro está há quase cinco anos sem pagar pelo jogador, que ajudou o time a conquistar títulos.