ATLÉTICO DE VOLTA AO MINEIRÃO ENCARA O CERRO NA ESTREIA DA COPA LIBERTADORES PELO GRUPO E - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

quarta-feira, 6 de março de 2019

A estreia na fase de grupos da Copa Libertadores do Atlético será marcada pelo reencontro. Nesta quarta-feira, às 19h15, o time vai encarar o Cerro Porteño, pela rodada inicial da chave E, no primeiro jogo como mandante no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em mais de 500 dias.

Desde a sua inauguração em 1965, o Mineirão foi a casa prioritária do Atlético, em um cenário que só se alterou depois de junho de 2010, quando o estádio foi fechado para obras visando a Copa do Mundo de 2014. E quando foi reaberto em 2013, o time tinha fechou acordo com a administradora do Independência e passou a realizar os jogos no Horto. Desde 2017, o Alvinegro não manda jogos no Gigante da Pampulha.

O Atlético confia em um retorno vitorioso ao Mineirão, para onde decidiu levar os jogos como mandante na fase de grupos, sob a expectativa de atrair mais público. E será isso que vai ocorrer nesta quarta-feira, tanto que a quantidade de ingressos vendidos antecipadamente - eram 30 mil até o final da tarde desta terça-feira - já supera a capacidade máxima do Independência.

"É sempre muito bom poder atuar no Mineirão, estádio no qual o Atlético tem conquistas importantes. As conquistas recentes do clube se passaram aqui no Mineirão. E até mesmo a história do clube passa pelo Mineirão. Por mais que o Atlético tenha jogado no Independência nos últimos anos, e construído uma identificação lá, a história do clube se passa no Mineirão. Palco de grandes jogos, grandes conquistas, de Copa do Mundo", afirmou o goleiro Victor.

Para se colocar em condições de jogar a fase de grupos da Libertadores, o Atlético precisou passar por dois clubes uruguaios nas etapas preliminares, tendo eliminado Danubio e Defensor. E o time espera manter o embalo no confronto contra o Cerro Porteño, além de ter aprendido lições nesses confrontos.

Nos três primeiros duelos contra os uruguaios, o Atlético demonstrou boa produção ofensiva, com oito gols marcados. Também levou quatro do Danubio, mas não foi vazado pelo Defensor nos dois confrontos, com o segundo jogo terminando com um nada empolgante 0 a 0, embora o resultado tenha sido suficiente para assegurar o time no Grupo E. O desafio desta quarta, portanto, é aliar a boa produção do ataque, exemplificada pelos quatro gols de Ricardo Oliveira, com uma defesa segura.

O Atlético não vai contar com o volante José Welison, expulso no segundo jogo contra o Defensor. A sua ausência e a necessidade de o time conquistar a vitória pode fazer o técnico Levir Culpi retomar o esquema tático com dois volantes e dois pontas abertos, com o retorno do colombiano Chará ao time.

Já o zagueiro Réver, com fadiga muscular na coxa direita, era tornou dúvida para o confronto contra o Cerro Porteño. O capitão do time faz tratamento, mas a tendência é que seja aproveitado nesta quarta-feira, ao lado de Igor Rabello. De qualquer forma, Iago Maidana e Leonardo Silva estão de sobreaviso.

Paraguaios

Se o Atlético está embalado na Libertadores e na liderança do Campeonato Mineiro, o momento do Cerro Porteño é de oscilação. O time está na quarta posição no Campeonato Paraguaio com 17 pontos somados em nove rodadas, desempenho que tem deixado o técnico espanhol Fernando Jubero sob pressão.

Porém, a vitória por 2 a 0 sobre o Sportivo Luqueño, no último sábado (2), trouxe mais tranquilidade ao Cerro Porteño, que não poderá contar com o zagueiro Marcos Cáceres, suspenso pela expulsão no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores de 2018 contra o Palmeiras. Sua vaga vai ser ocupada pelo venezuelano Fernando Amorebieta.

Atlético x Cerro Porteño

Atlético: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson, Elias, Cazares, Luan e Chará (Jair); Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi

Defensor: Juan Pablo Carrizo; Espínola, Caceres, Amorebieta e Arzemendia; Nóvick, Villasanti, Aguilar e Federico Carrizo; Diego Churín e Nelson Valdez. Técnico: Fernando Jubeiro

Motivo: Fase de Grupos da Libertadores