ATLÉTICO PAGA MAIS DE 7,4 MILHÕES NA FIFA REFERENTE A COMPRA DE RAFAEL CARIOCA - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

quinta-feira, 18 de junho de 2020

ATLÉTICO PAGA MAIS DE 7,4 MILHÕES NA FIFA REFERENTE A COMPRA DE RAFAEL CARIOCA

Atlético pagou R$ 7,4 milhões que devia ao Spartak Moscou-RUS referente à compra do volante Rafael Carioca, em 2014
Anúncio foi feito pelo presidente Sérgio Sette Câmara no Twitter
Clube russo cobrava valores na Fifa e o Atlético corria risco de ser punido caso não quitasse o débito

O Atlético quitou mais uma dívida na Fifa. Em anúncio feito pelo presidente Sérgio Sette Câmara, o clube pagou R$ 7,4 milhões referente à compra do volante Rafael Carioca junto ao Spartak Moscou-RUS, em 2015.

“Menos uma! Quitamos hoje, junto à FIFA, o pagamento referente ao atleta Rafael Carioca, ao Spartak de Moscou, no valor de R$ 7.427.188,19”, postou o mandatário no Twitter.

Rafael Carioca chegou ao Atlético em 2014 por empréstimo e foi comprado em definitivo em 2015 por 1 milhão de euros. Em 2017, foi vendido ao Tigres-MEX. Sem receber pela venda, o Spartak acionou o Galo na Fifa cobrando os valores devidos. Se não pagasse, o clube alvinegro corria o risco de ser punido pela entidade máxima do futebol e não poder inscrever novos jogadores.

Em meados de maio, Sette Câmara havia avisado que faltavam duas grandes dívidas a serem quitadas em 2020. Uma delas era de Rafael Carioca. Na ocasião, o presidente disse que o valor seria pago dentro de um mês e meio.

Desta forma, agora resta o débito de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 8,8 milhões) com a Udinese-ITA referente à contratação do lateral-esquerdo Douglas Santos, em 2014. Na época, o presidente disse que tinha o dinheiro para quitar a dívida com o Spartak por Rafael Carioca, mas que ainda teria que correr atrás de verba para pagar os italianos pelo lateral.

"Neste ano, faltam dois grandes pagamentos. Um do Rafael Carioca, algo em torno de um milhão e pouco de euros (cerca de R$ 7 milhões) em 45, 50 dias. E o outro, no decorrer do segundo semestre, do Douglas Santos. Algo em torno de 1,5 milhão de euros.

E esses valores são só da dívida. Na hora de pagar, tem que quitar taxa da Fifa. Mas a gente já tem uma situação interessante para saldar a dívida do Carioca. A do Douglas Santos não temos a reserva, mas vamos conseguir finalizar isso aí. Estamos baixando a dívida na Fifa", disse Sette Câmara, em entrevista à TV Galo.

A atual diretoria vem se desdobrando para pagar dívidas antigas na Fifa. Só neste ano, o Atlético já anunciou que quitou débitos antigos pelas aquisições de Maicosuel (R$ 13,4 milhões pela compra junto à Udinese em 2014) e Otero (mecanismo de solidariedade para o Caracas-VEN, estimado em R$ 734 mil, pela aquisição junto ao Huachipato-CHI, em 2017).