PROTOCOLO DA FMF PARA VOLTA DO FUTEBOL TEM TESTAGEM CONSTANTE - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

Breaking

terça-feira, 30 de junho de 2020

PROTOCOLO DA FMF PARA VOLTA DO FUTEBOL TEM TESTAGEM CONSTANTE


  • A volta aos jogos será dividida em duas etapas: treinamento e jogos
  • Times treinarão em suas cidades, mas tempo de preparação, inicialmente previsto para 25 dias, pode ser reduzido
  • Delegações dos 12 clubes serão farão testes para detecção de covid-19 antes da viagem à cidade-sede (que seria Belo Horizonte inicialmente) e também quando chegassem à capital mineira. A testagem continuará a ser feita na véspera de cada rodada.
  • Jogadores e comissão técnica ficarão confinados em hotéis
  • O Campeonato Mineiro será finalizado em 18 dias
  • Semifinais e a final o Módulo I serão disputadas paralelamente ao Torneio Inconfidência


Com a intenção de retomar a disputa do Campeonato Mineiro em meio à pandemia do novo coronavírus, a Federação Mineira de Futebol (FMF) criou um protocolo de segurança que foi apresentado em reunião com o governo estadual. 

O documento aborda as medidas de segurança para todos os envolvidos nas partidas, e não somente os jogadores, e conta com seguidas testagens para os 12 clubes do Módulo I antes e após o reinício da competição, além do isolamento das delegações em hotéis em uma cidade-sede.

A Rádio Itatiaia obteve acesso ao protocolo da FMF que foi apresentado ao governo de Minas e detalha ponto a ponto os procedimentos que serão adotados para a volta do futebol com segurança.

O Campeonato Mineiro será finalizado em 18 dias. As semifinais e a final o Módulo I serão disputadas paralelamente ao Torneio Inconfidência, que reunirá os times que terminarem a fase de classificação entre o quinto e o oitavo lugares.

Seriam seis datas no total e 24 jogos: as duas rodadas que restam para o fim da fase de classificação (seis partidas cada uma, totalizando 12), além dos jogos de ida e volta da semifinal (quatro no total) e os dois da final do Módulo I.

Para o Torneio Inconfidência, serão quatro jogos nas semifinais (5º x 8º e 6º x 7º em duelos de ida e volta) e mais dois na final.

A data prevista inicialmente pela FMF para o recomeço do Mineiro era 19 de julho, com término em 5 de agosto. Mas o governo estadual sugeriu na reunião do dia 17 de julho que se adiasse a volta em uma semana. Por isso, foi definido 26 de julho como a previsão do retorno da competição.

Desta forma, caso recomece em 26 de julho, o Estadual terminaria em 12 de agosto. Isso seria um problema para a FMF, já que a CBF programou o início do Campeonato Brasileiro para 8 de agosto (Série B) e 9 de agosto (Série A).

A volta aos jogos será dividida em duas etapas: treinamento e jogos. 

Times treinarão em suas cidades, mas tempo de preparação pode ser reduzido

A primeira parte do protocolo é em relação ao retorno aos treinamentos. Inicialmente, a FMF estipulou que cada uma das 12 equipes do Módulo I teria 25 dias de preparação em suas cidades antes dos procedimentos para o reinício da competição. 

Os clubes treinarão atendendo as orientações do protocolo de treinos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No entanto, para conseguir esses 25 dias de preparação dos clubes do interior que ainda não retomaram as atividades, a FMF esperava que este protocolo fosse aprovado pelo governo de Minas na semana passada para que volta ocorresse nesta quarta-feira (1º). Mas como a resposta só veio na última segunda (29), e de forma negativa, o tempo de pré-temporada poderá ser reduzido para tentar manter a data inicial prevista de reinício da competição, em 26 de julho.

Primeira testagem

Três dias antes da data prevista para o recomeço do Mineiro, todos os membros das delegações deverão ser testados pelo método PCR (coleta-se material do nariz e da garganta da pessoa para identificação da presença do RNA do vírus no organismo). 

Os exames serão feitos na véspera da viagem para a cidade-sede onde serão realizados os jogos.

Viagem para cidade-sede, nova testagem e início do confinamento

Inicialmente, o protocolo da FMF aponta Belo Horizonte como a cidade-sede que receberá todas as partidas. Os 12 clubes ficariam concentrados na capital e serão alojados em hotéis previamente definidos e preparados para receber as delegações durante todo o período de jogos do Estadual. Os duelos seriam disputados no Mineirão, no Independência e no Sesc Venda Nova. Mas a escolha poderá mudar dependendo da evolução dos casos de covid-19 em BH.

Antes de iniciar a viagem para a cidade-sede, cada clube deverá enviar à FMF os questionários de triagem dos últimos sete dias e o resultado dos exames. Caso algum membro da delegação apresente sintomas de coronavírus ou exame positivo para a doença deverá ser imediatamente isolado e não poderá viajar.

A chegada à cidade-sede será na antevéspera do primeiro jogo (no caso, a 10ª rodada da fase de classificação), quando se dará início ao confinamento. Ao desembarcarem no município, todos os membros das equipes passarão por rigorosos exames clínicos, como aferição de temperatura e oximetria (nível de oxigênio no sangue), teste do olfato, questionário, além de serem novamente testados para covid-19 (exame PCR). 

Exames serão repetidos na véspera de cada rodada

Os testes serão repetidos na véspera de cada uma das rodadas (na fase de classificação e nas fases finais) e os resultados apresentados no dia dos jogos. Se algum integrante de qualquer time apresentar sintomas ou testar positivo deverá ser imediatamente isolado. A pessoa não terá acesso aos locais de treinos e partidas e entrará em observação rigorosa sob a supervisão do departamento médico do próprio clube.

Após o início do confinamento, as delegações só poderão sair dos alojamentos para os locais de treino e para as partidas, com prévia autorização da FMF e após o resultado dos exames realizados na chegada à cidade-sede.

Após as partidas, delegações voltarão para hotéis

Depois que a partida for disputada, os clubes deverão retornar imediatamente ao isolamento no hotel onde estarão confinados. As regras valerão durante toda a permanência dos clubes na cidade-sede.

Com o fim da fase de classificação, os quatro clubes eliminados (dois rebaixados, além do nono e décimo colocados) deverão retornar às cidades de origem, enquanto os oito classificados (quatro para a reta final do Módulo I e quatro para a disputa do Troféu Inconfidência) retornarão ao isolamento nos hotéis. O mesmo procedimento de segurança sanitário será repetido nas semifinais e na final das duas competições.