DORIVAL ACEITA PROPOSTA DA CBF E SERÁ NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

domingo, 7 de janeiro de 2024

DORIVAL ACEITA PROPOSTA DA CBF E SERÁ NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Dorival Júnior aceitou o convite da CBF para ser o técnico da Seleção Brasileira. Ednaldo Rodrigues, presidente da confederação brasileira, oficializou o convite neste domingo (7). Dorival conversou com os dirigentes do São Paulo e avisou que aceitaria, já que é algo que sempre almejou na carreira.

O contrato oferecido é até o fim da Copa do Mundo de 2026, que terá a final em 19 de julho. Dorival poderá levar membros de confiança para sua comissão técnica e ainda participará da decisão sobre quem será o diretor de Seleções da CBF.

Ednaldo Rodrigues quer uma dupla afinada entre técnico e executivo, que tenha ideias alinhadas de trabalho. A ideia de contratar o ex-lateral Filipe Luís, recém aposentado e muito próximo a Dorival, não foi totalmente descartada, mas a CBF recebeu a informação de que Filipe acha cedo para assumir um cargo tão importante.

Outro ponto importante para o sim de Dorival é respaldo jurídico para o acordo, caso o presidente Ednaldo Rodrigues volte a ser afastado da presidência da CBF por decisão judicial. Na quinta-feira (4), o cartola voltou ao cargo por uma decisão liminar do Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas o caso ainda será julgado pelo plenário, em data a ser definida.

Pré-candidatos à eleição para presidente da CBF que por ora está suspensa, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), e o advogado Flávio Zveiter, ex-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), disseram informalmente a aliados que gostam do nome de Dorival. Ou seja, ele deverá ser mantido se a presidência mudar nos próximos meses.

Dorival fará sua primeira convocação até o final de fevereiro para a Data-Fifa que será entre 18 e 26 de março. O Brasil terá dois amistosos na Europa: contra a Espanha, em Madri, em data a ser anunciada, e frente à Inglaterra, em Londres, no dia 23. No dia 8 de junho tem um amistoso contra o México, nos Estados Unidos, e depois, entre 20 de junho e 14 de julho, a Copa América, também em solo americano.

Ednaldo Rodrigues procurou primeiro o presidente do São Paulo, Júlio Casares, ainda na quinta-feira, para avisar do interesse em Dorival. Foi informado que pagaria qualquer valor necessário para a rescisão. Só que Dorival não quis começar a negociar até que Fernando Diniz, que tinha contrato até junho de 2024, fosse desligado oficialmente, o que ocorreu na sexta-feira (5).

A opção por Dorival Júnior ocorre após um desempenho ruim de Diniz nos seis jogos que fez comandando a Seleção Brasileira, todos pelas Eliminatórias para a Copa de 2026. Foram duas vitórias, um empate e três derrotas. O time virou o ano na sexta colocação do qualificatório, com sete pontos, no limite para se classificar ao Mundial.

Na semana passada, o preferido de Ednaldo para o cargo, Carlo Ancelotti, renovou o contrato com o Real Madrid, da Espanha, até 2026. O italiano conversou algumas vezes em 2023 com Ednaldo, a CBF chegou a falar de valor de salário e tempo de contrato com o estafe do treinador, mas ele preferiu ficar na Europa.
São Paulo comunica saída de Dorival

Em nota oficial, o São Paulo oficializou na tarde deste domingo (7) a saída de Dorival Júnior, que assume a Seleção Brasileira.

NOTA OFICIAL

O São Paulo Futebol Clube comunica a saída do técnico Dorival Júnior, que solicitou o desligamento para assumir o comando da seleção brasileira.

“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, disse Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil pelo São Paulo em 2023.

“O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Em 2021, a CBF já havia chamado Muricy Ramalho, que seguirá no São Paulo até o fim da minha gestão. Agora, foi a vez do Dorival, que tinha uma proposta de reajuste e ampliação do contrato com o São Paulo também até o fim da minha gestão, em 2026, com todas as garantias para uma estabilidade. Resta desejar boa sorte em seu novo desafio”, disse o Presidente do São Paulo, Julio Casares.