Cruzeiro inicia disputa do título da Copa do Brasil contra o Flamengo, no Maracanã - CLUB SPORTS | O SEU CANAL DE ESPORTES

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Três anos depois, o sonho do penta da Copa do Brasil voltou a ficar muito perto para o Cruzeiro. Após perder a oportunidade em 2014, na final contra o Atlético, o time celeste tem mais uma chance para conquistar o quinto título da competição. O troféu do segundo torneio mais importante do país começa a ser decidido nesta quinta-feira, às 21h45, contra o Flamengo, no Maracanã.

Cruzeiro e Flamengo voltam a disputar uma final de Copa do Brasil 14 anos depois. Em 2003, a Raposa levou a melhor e conquistou o seu último título dos quatro que possui do torneio (1993, 1996, 2000 e 2003). Já o time carioca, campeão em 1990, 2006 e 2013, busca o tetracampeonato.

Diferentemente das outras fases, na final não vale o critério do gol qualificado fora de casa. Desta forma, se o jogo no Maracanã terminar 1 a 1 e no duelo de volta, no Mineirão, ficar 0 a 0, a decisão irá para os pênaltis. Do mesmo jeito que se o Flamengo vencer por 2 a 1 nesta quinta-feira e o Cruzeiro ganhar por 1 a 0, no dia 27, o título será disputado nas penalidades.

Com a mudança do regulamento na decisão, o goleiro Fábio destacou a importância do desempenho do time no Maracanã para que o Cruzeiro traga um bom resultado para o duelo decisivo, dia 27, no Mineirão. “Temos que ter ciência de que é super importante essa primeira partida. Não temos que pensar no jogo da volta, mas sim focar nestes 90 minutos que vamos ter para fazer um jogo equilibrado, bem jogado em todos os aspectos, para que a gente possa sobressair e ser melhor que o nosso adversário. Na sequência, sim, temos praticamente 20 dias para trabalhar a equipe, focar no Brasileiro e pensar na segunda partida”, declarou.

Os principais jogadores do elenco celeste chegarão descansados para a partida no Maracanã. A maior parte deles não entra em campo desde o dia 27 de agosto, no empate por 1 a 1 com o Santos, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Nos dois jogos seguintes, contra Grêmio e Londrina, ambos pela Copa da Primeira Liga, o técnico Mano Menezes acionou os reservas e alguns atletas que precisavam de ritmo, como Robinho. O volante Henrique, por exemplo, não joga desde a classificação do time para a final da Copa do Brasil, há duas semanas.

“Não tivemos um descanso (risos). Trabalhamos durante esse período já visando este jogo. Foi importante pra gente se recuperar do desgaste da sequência de partidas e também para condicionar para este duelo importante para nós”, observou Henrique.

Mistério dos dois lados

O técnico Mano Menezes adotou sigilo total nos treinamentos desde segunda-feira ao fechar as atividades para a imprensa. Mas, ao que parece, a dúvida é apenas no comando de ataque entre Rafael Sobis, que não atravessa boa fase, e o jovem Raniel, já que Sassá não está inscrito. Na lateral-direita, o treinador confirmou que joga Ezequiel. O volante Lucas Romero, que ainda sente dores no tornozelo direito, ficará no banco de reservas.

No Flamengo, o mistério também reina. Sem poder contar com os principais reforços do clube para a temporada, como o goleiro Diego Alves, o zagueiro Rhodolfo, o meia Everton Ribeiro e o atacante Geuvânio, que não estão inscritos na competição, o técnico Reinaldo Rueda não adiantou a escalação. As dúvidas do treinador colombiano são no gol (Thiago ou Muralha) e no ataque, sem Paolo Guerrero (suspenso) e Felipe Vizeu (machucado).

O treinador pensa nas possibilidades de atuar com ou sem centroavante. Berrío, que costuma jogar aberto pela direita, pode ser centralizado, função que já cumpriu com Rueda no Atlético Nacional, da Colômbia. Everton também foi testado mais adiantado. Vinicius Junior treinou entre os titulares, aberto pela esquerda, e deve formar o setor ofensivo ao lado de Diego, Berrío e Everton.

Em relação aos goleiros, Rueda afirmou que a questão psicológica vai pesar na sua decisão. Mesmo sendo inexperiente e não transmitindo confiança nas vezes em que teve oportunidades, Thiago treinou nos últimos dias e sai na frente na disputa com Muralha, bastante criticado pela torcida rubro-negra após a eliminação para o Paraná, nas semifinais da Copa da Primeira Liga, no fim de semana passado.

Acompanhe, a partir das 21h05, a Jornada Esportiva da Itatiaia, com o 1º Time do Rádio. Narração de Alberto Rodrigues, comentários de Cadu Doné e Léo Figueiredo e reportagens de Samuel Venâncio e Wellington Campos.

Flamengo x Cruzeiro

Flamengo: Thiago; Rodinei, Réver, Juan e Pará; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Vinicius Júnior, Everton e Berrío. Técnico: Reinaldo Rueda

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Robinho, Thiago Neves e Alisson; Rafael Sobis (Raniel). Técnico: Mano Menezes

Motivo: jogo de ida – final da Copa do Brasil